Menu

Meu conhecimento á sua disposição

– Entre práticas e teorias –

Atividades Lúdicas:

– Livros de adivinhação (O que é o que é), Manual do Escoteiro Mirim, acampamentos, atividades junto ás escolas, shows, entretenimento, teatro e música (primeiras noções, conceitos e conhecimento dentro do universo das artes cênicas).

Esportes:

– Natação, Judô, Karatê, Kung – Fu, Bicicross, Caiaque, Wind Surfe,  Atletismo, Skate, Surfe; entre outros...

Computação e Tecnologia:

– Linguagens de Programação DOS e Pascal; Pacote Office, etc...

- Cursos Básicos da época ( 1984, 1986, 1999, ...).

Eletrônica:

– Instituto Universal Brasileiro – Apenas noções e conceitos básicos.

Mecatrônica (Curso Profissionalizante completo = 3 Anos; estudei até a metade do 3º Ano ).

- Estudei as matérias tradicionais do ensino médio + Desenho Técnico, Eletrônica, Eletricidade, Mecânica, Lógica de Programação, Conceitos Básicos sobre a Rede Novell...

***Atividades de auxilio e participativas em  eventos, bares, festas e entretenimentos.

- Captação de modelos para Casting de agencia.

- Captação de bandas de Rock Alternativo, Hardcore, Surfmusic, Punk Rock e Reggae; para estúdio de gravação.

- “Piloto automotivo de última hora” para transporte de músicos, bandas e instrumentos, para shows de Rock Alternativo, Hardcore, Surfmusic, Punk Rock e Reggae.

- Garçom e balconista.

Surfe:

- Conhecimento adquirido como Surfista de Alma praticando o surfe desde 1990 – Categoria Longboard.

- Direcionamento e encaminhamento espiritual (Exercício de Evolução Espiritual).

- Estilo de vida, noções e conceitos sobre swell, direção e  posicionamento das praias e marés, fenômenos e condições climáticas e marítimas, emergências,  sobrevivência e primeiros socorros, exercícios e condicionamento físico, emocional e psicológico, gastronomia e culinária litorânea e/ou local, teoria e prática no esporte e seus adeptos,  teoria e prática do surfe em condições extremas; etc... 

- Promoter de campeonatos locais (meus primeiros contatos profissionais com o surfe).

- Acompanhamento, divulgação e promoção de campeonatos locais no Litoral Norte Paulista (Ubatuba – Praia do Sapê).

Shape e Design de pranchas de Surfe (minha primeira formação profissional).

- Leitura de textos e matérias sobre a história do surfe, no Brasil e no mundo, primeiras noções sobre planejamento, conceitos sobre reciclagem e qualidade dos materiais, Hidrodinâmica, teoria e prática sobre as medidas utilizadas na fabricação de pranchas de surfe, combinações  de modelos e variações utilizadas  durante a fabricação, noções sobre conceitos, etapas e materiais utilizados, tanto na etapa de confecção do shape, como também nas etapas de laminação e pintura das pranchas de surfe.

- Negociações com distribuidores e fornecedores, parceiros e clientes.

- Noções básicas de arquitetura e construção do Shape Room e seu interior ( design de interior na etapa de construção do shape room).

- Ferramentas utilizadas na fabricação de pranchas.

- Tabela de Medidas Computer Design Sistem, criada e desenvolvida pelo meu mestre, Henry Lelot.

- Conhecimentos específicos para o desenvolvimento de trabalhos que atenda o nicho de mercado interessado na preservação do conceito de Hand Shape.

- Conhecimento sobre o funcionamento de pranchas de surfe e evolução dos designs.

Instrutor de Surfe

- Introdução sobre a instituição e o curso de Instrutor de surfe de nível 1 (Surfing Australia).

- O papel do técnico – Funções, responsabilidade, atributos, ideais, estilos.

- Planejamento do Programa – Ordem da Administração e Programas Ilustrativos.

- Métodos de Treinamento – Fixando Objetivos,  organização das equipes e da turma, princípios básicos de treinamento.

- Demonstração das Técnicas de Surfe – Aulas e demonstração das técnicas básicas.

- Psicologia Básica do Surfe – Motivação, ansiedade, excitação, desejo.

- Ferimentos e Proteção – Ferimentos comuns, primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar.

- Surfista ao Seu Cuidado (Segurança ) -  Segurança, aprendizado progressivo, técnicas básicas, responsabilidade legal.

- Equipamento – Estrutura, projeto e função das pranchas, roupas de borracha, estrepes; etc.

- Aquisição das Técnicas – Compreensão do aluno e da experiência de aprendizado.

- Condicionamento  Físico – Requisitos de forma física e programa de condicionamento para surfistas.

- Campeonatos de Surfe – Organização e regras.

- Treinamento – Treinamento prático supervisionado.

- Revisão – Debate e revisão geral.

Turismo ( Curso completo = 4 anos, estudei até a metade do 4ºano.):

- Turismo e Sociedade.

- Aspectos Históricos do Brasil.

- Contabilidade Gerencial.

- Evolução da Cultura.

- Seminários em Turismo.

- Tecnologias Interativas.

- Evolução da Arte.

- Tendências da Globalização do Turismo.

- Geografia do Brasil.

- Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

- Patrimônio Cultural.

- Estatística e Turismo.

- Gestão de Recursos Naturais e Culturais.

- Teoria do Planejamento.

- Turismo e Planejamento Participativo.

- Fundamentos do Turismo.

- Cultura Popular e Folclore.

- Mercado Turístico: Transporte e Agenciamento em Turismo.

- Inventário Turístico.

- Psicologia e Comportamento do Consumidor.

- Marketing Turístico.

- Mercado Turístico: Lazer e Entretenimento.

- Administração.

- Estudo de Viabilidade.

- Metodologia do Trabalho Científico.

- Direito e Turismo.

- Impactos Sócio – Ambientais.

- Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

- Planejamento Estratégico em Turismo.

- Pesquisa de Campo: Relatório.

- Marketing e Destinos Turísticos.

- Mercado Turístico: Hotelaria.

- Empreendedorismo e Planejamento.

- Projetos em Empreendimentos Turísticos.

- Metodologia da Pesquisa.

- Planejamento e Políticas Públicas.

- Mercado Turístico:  Eventos.

- Hospitalidade e Turismo.

- Sociologia das Organizações.

- Gastronomia.

- Cadeia Produtiva do Turismo.

- Antropologia e Turismo.

- Planejamento Espacial e Territorial.

- Turismo no Espaço Rural.

- Turismo Ambiental.

- Turismo Integrado.

- Turismo Contemporâneo.

- Turismo em Comunidades Receptoras.

- Alimentos e Bebidas.

- Formatação do Produto Turístico.

- Hospitalidade e Diversidade Cultural.

- Plano de Desenvolvimento Turístico.

- Turismo no Espaço Urbano.

- Produto Ecoturistico.

- Turismo e Interdisciplinaridade.

Aulas de Teatro:

- Escola Interna de Artes Cênicas da Polícia Internacional – Interpol:

- Teatro de Rua.

- Aulas de Iniciação Teatral com  Ton Crivelaro:

- Exercícios e Ensaios de Encenação para pequenas peças teatrais; exercícios de marcação de tempo,  controle de ansiedade, orientações, aconselhamentos e  bate papo sobre o convívio no universo artístico, suas escolhas e opções, dedicação e a arte de se fazer o que gosta pelo prazer de gostar do que faz.

- Aulas de Iniciação Teatral – Grupo de Teatro Téspis.

 

Curso Superior de Tecnólogo em Administração de pequenas e médias empresas - Processos Gerenciais + Pós – Graduação em Administração Hoteleira :

- Processos Administrativos:

- Conceitos Básicos, Bases Históricas da Administração, O Ambiente Externo das Organizações,  Planejamento, Organização, Direção, Controle, Os Desafios da Administração das Pequenas e Médias Empresas.

- Análise Econômica e Social:

- Economia Brasileira: Desenvolvimento Econômico recente, os processos em andamento, indicadores econômicos e problemas estruturais,. Análise de mercado: aspectos ligados á demanda e á oferta de produtos e serviços. O papel dos preços, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo.

- Economia de escala, ponto de nivelamento, margem de contribuição unitária, mark-up, diferenciação do produto e concentração de mercado. Aplicações.

- Comportamento Organizacional:

- Comportamento Organizacional e performance. Dimensões individuais de comportamento organizacional. Características individuais. Teorias de motivação. Stress nas organizações. Atitudes no trabalho. Grupos e influência interpessoal. Liderança. Comportamento Intragrupo e Intergrupo. Poder e Conflito.

- Gestão de Pessoas:

- Gestão de Pessoas. A gestão de pessoas e do capital intelectual. O desenvolvimento organizacional. Recrutamento e seleção. Cargos e salários. Avaliação de desempenho. Treinamento e desenvolvimento.

- Marketing:

- Conceitos básicos de marketing. Processo de administração em marketing. Ambiente de marketing. Sistemas de marketing. Sistemas de informação de Marketing. Pesquisa de marketing. Segmentação de mercados. Avaliação de mercado. Administração de produto. Distribuição do produto. Administração do varejo. Políticas e estratégias de preço. Promoção.

- Comportamento do Consumidor:

- Fatores influenciadores no processo de compra. O processo decisório de compra. Motivação, percepção e atitudes. A compra individual e a compra em uma organização. Modelos de comportamentos do consumidor/comprador.

- Modelos compensatórios e modelos interativos.

- Práticas de Gerência Administrativa:

- Definição, função e amplitude do diagnóstico. Crise. Principais Aspectos das crises empresariais. Roteiros de diagnose em empresas. Análise Sistêmica: modelos empresariais e de Tavistok . Métodos de avaliação sistêmica para o diagnóstico. Métodos de avaliação holística para o diagnóstico. Relatório administrativo.

- Custos e Formações de Preços:

- Introdução, terminologia s de custos e filosofia  de custeio. Setorização nas empresas para avaliação de custos. Etapas de implantação de sistemas de custos. Alocação setorial. Sistemas de lotes. Sistemas de processos. Custos administrativos e tributários da pequena e média empresa. Cálculo de preços de serviços e produtos. Lista de preços. Custos diretos e indiretos da pequena e média empresa.

- Contabilidade Gerencial:

- Campo de atuação da contabilidade. Estrutura patrimonial. Dinâmica patrimonial. Escrituração. Principais operações contábeis. Tributação da pequena e média empresa. Criação de ferramentas contábeis DRE. Ponto de Equilíbrio Contábil. Impostos. Declarações.   

- Matemática Financeira:

- Funções de 1º e 2º grau. Conjuntos e Subconjuntos. Exponencial e Logaritmos. Matrizes e Sistemas Lineares. Limites e Continuidades. Diferenciação. Integração Simples. Funções de Várias Funções. Juros Simples. Desconto Simples. Juros Compostos. Taxas nominais, efetivas, equivalentes e proporcionais. Valor presente e valor futuro. Séries de fluxo de caixa. Anuidades. Sistemas de amortização.

- Finanças Empresariais:

- Taxa de juros. Valor atual e montante. Séries de pagamento. Empréstimos. Classificação das taxas. Sistemas de Amortização. Fluxos de caixa. Métodos de avaliação de fluxo de caixa. Operação de investimentos. Operações de descontos. Operações de crédito. Operações de financiamento. Operações de leasing.

- Gerência Financeira e Orçamentária:

- Ambiente e objetivo da administração financeira. A empresa e o Mercado Financeiro. Decisões Financeiras. Análise Financeira. Orçamento de Capital. Fontes de recursos a longo prazo. Política de Dividendos. Planejamento Financeiro: conceitos básicos – orçamento operacional, orçamento econômico – financeiro, execução orçamentária. Administração do Capital de Giro – fontes e usos de recursos de curto prazo. Estudo de assuntos na área de Finanças, ligados ao conteúdo do curso e á questões emergentes. Palestras com profissionais da área de Finanças. Estudo de artigos recentes na área de Finanças, tais como: Globalização; Mercado de capitais; Gestão Financeira na empresa familiar; Aspectos Estratégicos das Decisões de Investimentos e Financiamento; etc.

- Recursos Tecnológicos e Computacionais:

- Tecnologia hardware: processadores, memória, dispositivos E/S, redes de computadores. Software: categorias, sistemas operacionais, linguagens de aplicação. Planilhas. Banco de dados. Hipertexto, multimídia. Uso de Software como ferramenta gerencial.

- Introdução á Logística:

Introdução á logística: histórico, importância, princípios, conceitos e custo total do sistema. Planejamento e controle de estoque: políticas  de armazenamentos e distribuição. Processamentos de pedidos MRP.

- Cadeia de Suprimentos e Produção:

Funções, objetivos e conceitos de administração de materiais. Importância da AM nas Organizações. Normalização e qualidade. Armazenamento de materiais. A função compras. A organização e o pessoal de compras. Compra na qualidade certa. Compra no preço certo. Fontes de fornecimento. Organizações alternativas para compras. Conceitos e estrutura da administração de produção. Sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Desenvolvimento de novos produtos. Técnicas modernas de administração de produção. Manutenção industrial. Balanceamento da produção. Qualidade e produtividade. Modelos de qualidade. Competitividade. Layout.

- Simulação Empresarial:

Processo de decisão. Simulação de ambiente comercial, industrial e marketing de produtos. Exercícios de tomada de decisão. Dimensões de processos decisórios. Elementos racionais e não racionais. Simulação de negócios. Uso de softwares aplicados a jogos de empresas. Simulação industrial. Estudos de Casos.

- Direito Empresarial:

Introdução ao direito. Aspectos principais do direito na administração. Novas tendências no direito empresarial. Direito civil e comercial. Aspectos teóricos e práticos. Novos desafios da legislação e regulação da pequena  e média empresa.

- Prática de Estágio Orientado:

Considerações Gerais e metodológicas sobre projetos específicos de estágio supervisionado. Fundamentos e elaboração do projeto de estágio. Prática profissional e o trabalho de conclusão de curso. Aspectos técnicos da redação e elaboração de relatório final de estágio.

- Administração Estratégica:

Introdução a administração estratégica. Evolução. O processo da administração estratégica. Análise do ambiente. Diretriz organizacional. Formulação de estratégia. Implementação e controle estratégico. Problemas e casos estratégicos.

- Empreendedorismo e Plano de Negócios:

Perfil do empreendedor. Ciclo de vida organizacional. Intrapreneurship. Empresas inovadoras, sucessos, fracassos e redes de difusão. Casos de sucessos e fracassos. Elaboração de projetos. Plano de negócios. Identificação, montagem e gestão de novos negócios.

- Estágio Curricular Obrigatório:

- Clínica Vivência Psiquiatria Dinâmica.

- Trabalho de Conclusão de Curso:

-O Empreendedorismo na Saúde Mental.

- Panorama da Hotelaria:

Aborda os empreendimento em hospedagem no contexto da economia atual a partir de uma perspectiva histórica, visando compreender o aparecimento e a atuação dos profissionais, dos espaços e tipologia s de hospedagem. Propicia a reflexão sobre o conceito de hospitalidade e sua apropriação na área de serviços e apresenta novas configurações dos negócios na área, discutindo a ampliação da oferta dos serviços e problematizando a tipologia clássica  e indicando as novas características da demanda.

- Sistemas Gerenciais e Tecnologia da Informação:

Descreve os principais sistemas de gerenciamento e as ferramentas tecnológicas específicas para cada setor do hotel, analisa as vantagens e dificuldades de implantação, com a finalidade de facilitar  a seleção de sistema adequado ao gerenciamento das atividades hoteleiras.

- Gestão e Planejamento Estratégico:

Apresenta e discute os principais fundamentos da Administração. Aborda os conceitos, processos e ferramentas da gestão e do planejamento estratégico, vantagem competitiva e tomada de decisão, apresentando estrutura de planos de negócios diferenciados e analisando os elementos que compõe cada tópico de um plano estratégico.

- Gestão de Hospedagem:

Aborda os processos de gerenciamento da área de hospedagem e descreve as principais características e funções dos setores, recepção, reservas, telefonia, mensageria, governança, lavanderia / rouparia e outros serviços relacionados. Permite a análise de documentos, relatórios e dados referentes á gestão da área.

- Infraestrutura e Manutenção Hoteleira:

Aborda a visão sistêmica do empreendimento hoteleiro ( equipamentos, manutenção, segurança patrimonial, patrimônio, suprimentos e gestão ambiental) como forma de obtenção de maior qualidade e produtividade dos serviços hoteleiros, introduzindo conceitos de processos de gerenciamento de infraestrutura e manutenção.

- Marketing Hoteleiro:

Analise o ambiente mercadológico e o sistema de informação de marketing e pesquisa, bem como os aspectos fundamentais do marketing com relação ao comportamento do consumidor, a segmentação de mercado, mercado – alvo e posicionamento, estratégias de produto / serviço, preço, distribuição e comunicação; de modo a capacitar o profissional  para a elaboração de um plano de marketing adequado a um empreendimento hoteleiro ou ligado a  área de hospitalidade.

- Gestão de Alimentos e Bebidas:

Aborda os aspectos referentes a área física, serviços, cardápio, operações, controle e profissionais envolvidos. Permite a familiarização com os processos de gerenciamento da área de alimentos e bebidas, suas principais características e funções.

- Logística e Cadeia de Suprimentos:

Aborda a visão geral sobre a logística e suprimentos, suas principais funções em todas as áreas do negócio. Promove condições para o desenvolvimento de especificações funcionais dos produtos, planejamento para a demanda, seleção dos fornecedores e modelos de compra.

- Controladoria e Finanças:

Desenvolve noções básicas de controladoria e finanças no contexto da administração hoteleira, com a finalidade de analisar e elaborar um plano financeiro adequado a um empreendimento hoteleiro ou ligado a área de hospitalidade.

- Gestão de Pessoas:

Discute conceitos atuais sobre a gestão de pessoas e relaciona com a prática de mercado da área específica de forma a capacitar para elaboração de plano de recursos humanos adequado a um empreendimento hoteleiro ou ligado a área de hospitalidade.

- Gestão de Eventos e Lazer:

Descreve as principais características e funções dos setores: política, programação e operação de eventos, estrutura de alimentos e bebidas e equipe de recreação e lazer. Propõe a análise  de documentos, relatórios e dados  referentes á gestão da área. Permite  a familiarização com os processos de gerenciamento de eventos e lazer de empreendimentos ligados á hospitalidade.

- Metodologia da Pesquisa:

Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o Trabalho de Conclusão de Curso. Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com sua proposta, oportunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.

- Tendências na Hospitalidade:

Discute “boas práticas hoteleiras” em alguns empreendimentos, tais como: hospitais, cruzeiros, resorts, hotéis fazendas, flat, motel, pousadas, campings, colônias de férias, spas, condomínios, empresas de eventos, clubes, complexos de lazer e recreação, parques temáticos, Shopping Centers, restaurantes, bares, empresas de Food Services; com a finalidade de comparar a aplicação de práticas hoteleiras em diferentes meios de hospedagem e outros empreendimentos de prestação de serviços.

Curso Profissionalizante de Web Designer:

- Plataformas de criação e desenvolvimento de Web Sites : DreamWeaver CS5 e CS6; e WordPress.

- Linguagens de Programação em criação e desenvolvimento de Web Sites: HTML; HTML5 + CSS3 2.0; PHP e JAVA.

- Softwares utilizados : Photoshop CS4 e CS6; Flash CS5; Indesign CS6 e FireWorks CS6.

- Software de edição de vídeos: Premiere Pro CC.

- Software de Efeitos Especiais em vídeos: After Effects CC.

Curso Profissionalizante de Programação Profissional em Computadores:

- Lógica de Programação: Base estrutural para que haja o entendimento das linguagens de programação, um estudo que se faz para que o fluxo dos algoritmos enviados pelas linguagens de programação; chegue até seu destino de maneira organizada e de acordo com sua sequência correta.

- UML – Linguagem Padrão de modelação de Softwares.

- Plataforma Visual Studio para o Desenvolvimento de Softwares; utilizando a Linguagem de Programação C-Sharp.

- Banco de Dados SQL: Sistema de armazenamento de informações de qualquer natureza, sobre qualquer assunto; de maneira organizada.